-
Arquitetos: BAUEN
- Área: 467 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Darío Mereles, Daniel Ojeda
“Allá, si el barro está blando,
canta su gozo sincero.
Yo quisiera ser hornero
y hacer mi choza cantando.
Pues como su casa es centro
de todo amor y destreza,
la saca de su cabeza
y el corazón pone adentro.
La trabaja en paja y barro,
lindamente la trabaja,
que en el barro y en la paja
es arquitecto bizarro.”
“El Hornero” – Leopoldo Lugones
"Para o pássaro hornero, construir é proteger", afirmou um renomado ornitólogo ao ser questionado sobre o estilo de vida dessa ave construtiva. No mesmo desejo, as famílias constroem suas casas, com o objetivo de criar um lar onde a vida se desenvolva. Um espaço para crescer e receber familiares.
Com os dois volumes que emergem do terreno natural se exemplifica claramente que solidez volumétrica não é sinônimo de peso. Com materialidades como o alumínio e o vidro é possível criar uma atmosfera leve tanto na fachada quanto na sensação fenomenológica em seu interior. Um par de volumes racionais abriga o programa predominantemente residencial, o qual, em conjunto com elementos horizontais, cria uma linguagem formal dinâmica e ao mesmo tempo harmoniosa.
O domínio da taipa permite ver o projeto e a paisagem como um todo, pois sua materialidade e textura natural possibilitam uma relação em que a arquitetura se adapta totalmente ao local, não transmitindo uma sensação invasiva ao contexto natural onde os horneros vivem. É importante destacar a orientação sudoeste em que o referido projeto está localizado, o que nos permite considerá-lo ecológico e sustentável. Desde a sua concepção, com esta orientação, busca-se a redução do resfriamento e da luz artificial durante a maior parte do dia, ideal para uma cidade de veraneio como San Bernardino.
Nos seus espaços internos, como resultado conjunto entre a materialidade alternativa - a taipa - e a orientação referida, um microclima interior agradável é gerado. Vale também mencionar a espacialidade e funcionalidade da habitação que abriga os horneros, permitindo fluidez e dinamismo em suas rotas entre ambas as casas e seu ambiente natural, e ao mesmo tempo em que oferece a percepção de um refúgio mais íntimo e familiar.